O Laboratório Rocha Lima está disponibilizando exames para o diagnóstico de contágio com o Coronavírus que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (COVID-19).
Teste de Coronavírus (PCR)
É um exame genético para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção. O método PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real) consiste na coleta de secreções do nariz e garganta, permitindo detectar o vírus com altíssima precisão nos primeiros dias de contágio.
Teste Rápido por pesquisa anticorpos.
Pesquisa os anticorpos da classe IgG (Imunoglobulina G) e IgM( Imunoglobulina M) no sangue que aparecem cerca de 7 a 10 dias após o contágio ou aparecimento dos primeiros sintomas.
O IgM é o primeiro anticorpo a ser produzido quando há uma infecção, sendo considerado um marcador de fase aguda da infecção.
O IgG é produzido um pouco mais tardiamente, mas ainda na fase aguda da infecção, permanece circulante no sangue, protegendo a pessoa contra possíveis infecções futuras pelo mesmo microrganismo.
Sua importância está em detectar pessoas que já entraram em contato e seu organismo produziu anticorpos.
Um resultado negativo, a qualquer momento, não exclui a possibilidade de infecção por COVID-19. Já que este teste pesquisa apenas anticorpos, e não o vírus. Sendo assim, ele reflete a realidade do paciente no momento da coleta, podendo este, estar em período de janela imunológica, isto é, os anticorpos não apareceram até o momento da coleta da amostra (Janela Imunológica).
Como em todos os testes diagnósticos, os resultados devem ser considerados em associação com outras informações clínicas, como sinais e sintomas, pelo médico assistente.
Importante:
- Estes exames devem ser necessariamente AGENDADOS, podendo ser feito em coleta domiciliar ou em unidade adaptada exclusivamente para o atendimento a pacientes com suspeita de contágio;
- Estes exames NÃO serão realizados na unidade da Espírito Santo;
- Devida alta procura, os exames estão sujeitos a disponibilidade. Por favor, entre em contato para se informar.