Campanha Setembro Vermelho: qual o objetivo?

Entenda o que é a Campanha Setembro Vermelho e como você pode ajudar nessa causa.

A Campanha Setembro Vermelho tem o objetivo de conscientizar a população em relação à saúde do coração. Isso porque a doença cardiovascular, também conhecida como DCV, é uma das principais causas de morte não só no Brasil, como no mundo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apenas neste mês de setembro, já tivemos mais de 260 mil óbitos por conta dos problemas vasculares e é estimado que passamos dos 400 mil até o fim de 2021.

Fatores aumentam a probabilidade de DCV

Agora que você já sabe o que é a Campanha Setembro Vermelho, vamos falar sobre os fatores que aumentam a probabilidade da doença cardiovascular. Acompanhe!

Existem alguns fatores clássicos de risco, como hipertensão, obesidade, tabagismo, sedentarismo, diabetes, dislipidemia e histórico familiar, que estão na lista de “vilões”.

Ao longo das décadas, é possível mensurar alguns fatores demográficos, de etnia, culturais, e comportamentais para explicar as diferenças na carga de doenças cardiovasculares.

Por isso, é muito importante todos estarmos juntos na Campanha Setembro Vermelho, assim, podemos alertar a população sobre sintomas, cuidados e tratamentos.

Consulta médica

Não só a educação das pessoas quanto a DCV, é importante haver consulta regular com cardiologista e exames periódicos para verificar se sua saúde anda bem.

O diagnóstico precoce pode ser o fator decisivo para a sobrevivência do paciente.

Como evitar a DCV

Já estamos cansados de ouvir o quanto o sedentarismo e alimentação desregulada afetam negativamente a nossa saúde. Segundo a OMS, um em cada quatro adultos não se exercitam o suficiente e quatro a cada cinco adolescentes estão no mesmo caminho.

A Entidade ainda recomenda que façamos de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana. Isso equivale a 30 minutos por dia.

Isso porque é comprovado que o exercício físico melhora a pressão arterial, melhora o colesterol, glicose e outras gorduras do sangue, além de prevenir doenças nas artérias.

Alimentação de qualidade

Também faz parte da Campanha Setembro Vermelho conscientizar a população sobre manter uma alimentação saudável, isso porque ela é uma das ferramentas mais fortes contra as doenças cardiovasculares.

Para você ter tudo o que precisa no seu corpo, separe os alimentos em três grupos:

  • O grupo verde, que protegem o coração e podem ser consumidos em grande quantidade, pois são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras (são verduras, frutas, legumes, leite e leguminosas);
  • O grupo amarelo, que deve ser consumido com cautela, pois são mais calóricos, gordurosos e com um teor de sódio maior (são cereais, farinhas, óleos vegetais, pães, tubérculos cozidos, macarrão e oleaginosas);
  • O grupo azul corresponde a alimentos que devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois contém gorduras saturadas, alto teor de sódio e colesterol (são manteiga, creme de leite, carnes, ovos, queijos, entre outros).

Agora que você já sabe tudo sobre a Campanha Setembro Vermelho, mergulhe com a gente nessa causa e vá em busca do seu médico cardiologista. Mantenha seus exames em dia e procure hábitos diários mais saudáveis.

Os Laboratórios Rocha Lima têm toda a estrutura que você precisa para realizar exames laboratoriais. Acesse nosso 24 e acompanhe nossas redes sociais para saber mais.