Novembro Azul: tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata.

Entenda o que é a Campanha Novembro Azul e quais os sintomas e tratamentos do câncer de próstata.

Com certeza você já ouviu falar na Campanha Novembro Azul, certo? Ela tem o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças dos corpos masculinos, como o câncer de próstata.

Ele é o tipo da doença mais comum entre os homens, em que 28,6% da população masculina com neoplasias malignas acabam morrendo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a essa doença.

Pensando nesse número alarmante e em parceria com a Campanha Novembro Azul, elaboramos este artigo para você entender como se prevenir e quais os tratamentos para o câncer de próstata.

Continue a leitura para não perder nenhum detalhe. Vamos lá?

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Apesar de seu tamanho variar de acordo com a idade, ela pesa cerca de 20 gramas e é parecida com uma castanha. 

Localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga, sua principal função é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen. A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo, atravessa o centro da próstata.

Fatores de risco e sintomas do câncer de próstata:

Não faz sentido falarmos sobre a Campanha Novembro Azul sem falarmos nos principais fatores de risco e sintomas do câncer de próstata, certo? Então, vamos lá!

Alguns principais fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença são o histórico familiar (pai, irmão, tio, etc), obesidade e a raça. Homens negros são 60% mais propensos a terem câncer de próstata mas a genética ainda é o fator principal de desenvolvimento da doença.

Na fase inicial, é comum que o paciente não apresente nenhum sintoma. Porém, quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão desenvolvidos e numa fase avançada, o que dificulta a cura.

Quando avanÇado, o câncer de próstata apresenta sintomas, como

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Prevenção e tratamento:

Como dito anteriormente, o câncer de próstata não apresenta sinais quando está na fase inicial, dificultando o diagnóstico precoce, a única forma de garantir a cura da doença.

Dito isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou com 50 anos sem esses fatores devem realizar consultas e exames periodicamente para garantir o diagnóstico na fase inicial da doença. 

O exame mais comum para investigar a doença é o de toque retal, isso porque 20% dos pacientes só são diagnosticados a partir dele. Nele, o médico consegue avaliar se a glândula apresenta alguma alteração, como endurecimento ou presença de nódulos.

Existem outros exames que poderão ser solicitados caso haja alguma suspeita, como o de sangue PSA (antígeno prostático específico), biópsias, entre outros.

Já o tratamento varia de pessoa para pessoa, estágio da doença, estado da saúde, entre outros. Por isso, é muito importante manter os exames e consultas com o seu médico em dia.

Agora que você conheceu melhor a Campanha Novembro Azul, temos mais um recado para você. Os Laboratórios Rocha Lima têm toda a estrutura necessária para a realização dos exames para o diagnóstico e estão com pacotes promocionais este mês.

Acesse nosso site e confira nossas redes sociais para saber mais.