Se você que está lendo for uma mulher, com certeza já ouviu falar na mamografia, certo? Ela é um exame que permite identificar o câncer de mama de forma precoce.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo da doença mais frequente entre as mulheres. Ele também consta que o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura em todo o mundo.
Como estamos no mês da Campanha Outubro Rosa, preparamos este artigo para você conferir mais sobre a mamografia, exame tão importante para a prevenção do câncer de mama.
Se você quiser saber mais sobre o Outubro Rosa, clique . Continue a leitura para não perder nenhum detalhe.
O QUE É A MAMOGRAFIA
Antes de mais nada, é importante você saber de fato o que é mamografia. Ela é um exame radiológico feito nas mamas capaz de identificar precocemente o câncer de mama.
Isso porque ela possui alta resolução e fornece imagens detalhadas dando um parecer antes mesmo da mulher ter algum tipo de sintoma da doença.
Há uma estimativa de que 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama em alguma fase da vida. A mamografia feita com a periodicidade indicada pelo médico especialista permite o diagnóstico precoce e 95% de chance maior de cura.
MAMOGRAFIA X ULTRASSOM DA MAMA
Apesar de muito parecido, o ultrassom de mama é um exame complementar à mamografia. Isso porque ele é um exame de imagem que permite detectar lesões presentes nas mamas.
Ele permite visualizar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário e outras alterações. Já a mamografia identifica calcificações, nódulos e tumores.
QUANDO FAZER UMA MAMOGRAFIA
Como dito anteriormente, é importante manter as consultas de rotina em dia. Isso porque quem vai recomendar a periodicidade necessária do exame é o seu médico.
Apesar de sempre ouvirmos falar que todas as mulheres acima de 50 anos devem fazer com certa periodicidade, quem tem histórico familiar da doença precisa fazer a partir dos 35 anos de idade.
TIPOS DE EXAMES DE MAMA
Existem três principais exames de mama. São eles:
- Ultrassom de mamas ou Ecografia mamária: é um exame realizado a partir de um aparelho posicionado sobre as mamas, que permite a visualização de imagens para auxiliar no diagnóstico de doenças.
Ele é recomendado para mulheres jovens ou gestantes e, também, como exame complementar à mamografia.
- Mamografia bilateral tradicional: É uma radiografia das mamas, como explicamos há alguns parágrafos.
- Mamografia digital: Parecida com a mamografia tradicional, após a radiografia, o aparelho digital transforma a radiação em sinal elétrico e envia as imagens para o computador. Assim, a qualidade das imagens melhora e é possível fazer algumas edições, como ampliar as áreas de interesse.
COMO A MAMOGRAFIA É FEITA
O exame é feito por meio do mamógrafo, aparelho que comprime a mama para conseguir fornecer imagens com alta qualidade. A mulher é posicionada em pé, de forma que a mama fique entre as duas placas do aparelho.
Para que a captação seja eficaz, é necessário que a paciente fique imóvel e segure a respiração quando for solicitado. O uso de desodorante, talco e outros produtos deve ser suspenso no dia do exame.
Apesar de parecer assustadora, a mamografia é indolor na maioria dos casos, porém pode ser um pouco incômoda para algumas mulheres.
ONDE FAZER O EXAME
Os Laboratórios Rocha Lima têm profissionais altamente qualificados para realizar exames com tecnologia de ponta. Aqui, realizamos exames laboratoriais, de imagem e vacinas.
Continue navegando pelo nosso blog ou acesse nossas redes sociais para saber mais.