Julho Amarelo – Mês da conscientização sobre as Hepatites Virais.

Entenda o porquê do Julho Amarelo ser importante para prevenção e tratamento das Hepatites Virais.

A hepatite viral é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que afeta o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas sejam infectadas e cerca de 1 milhão morram a cada ano devido à doença.

Por conta do elevado número de infectados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. 

No Brasil, a Lei nº 13.802 / 2019 instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado anualmente em todo o território nacional, com o objetivo de conscientizar a população de que a hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável.

Será que o Julho Amarelo está realmente impactando a população? 

De acordo com o Centro de Testes e Aconselhamento (CTA) foi apontada uma queda no número de diagnósticos positivos em relação ao primeiro trimestre de 2020. 

O que não sabemos é se o número de infectados é realmente menor ou se a pandemia dificultou os diagnósticos, uma vez que uma das formas de se fazer o teste é por meio de ações externas, como pontos em praças, eventos e na rua, ações que foram suspensas em função da COVID-19.

Apesar disso, não podemos descartar a importância do Julho Amarelo, já que as hepatites estão entre as cinco doenças que mais matam no Brasil e por sua evolução ocorrer de forma “silenciosa”, os sintomas só aparecem no estágio mais avançado, tornando difícil de tratar a doença.

“Trata-se de uma doença que não causa sintomas em sua fase inicial, por isso, é fundamental que a população realize o exame para o diagnóstico precoce e início do tratamento e assim evite o agravamento da doença”, reforça o médico infectologista da Fundação São Francisco Xavier e também Consultor da OMS e do Ministério da Saúde para Hepatites Virais, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo.

Agora que você já sabe a importância do Julho Amarelo, agende seu exame ou vacina no Rocha Lima e juntos combateremos a transmissão, pois quanto mais pessoas diagnosticadas, menor a chance do contágio.

Acesse:  www.rochalima.com.br/vacinacao e www.rochalima.com.br/exames-laboratoriais para agendar seus exames e vacinas.