Diferença entre os exames da COVID-19.

Existem diferentes exames laboratoriais que são indicados para detectar a Covid-19, mas muitos ainda não sabem qual deles é a melhor opção para realizar no momento que decide testar.

O teste de RT-PCR (molecular), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem a função diagnóstica definitiva, é através dele que é detectado uma parte do RNA vírus que é específica da Covid, então com este exame não há a possibilidade de confundir o resultado final do diagnóstico.

É indicado a realização a partir do terceiro e até o sétimo dia de sintomas, e é coletado através do cotonete (swab) nasal e garganta (orofaringe).

Os testes rápidos, também conhecidos como imunocromatografia de fluxo lateral, são necessários para descobrir se há a presença de anticorpos ou não, ou seja, diagnosticar se o organismo teve ou não contato com o vírus.

Este exame não tem a função de diagnóstico.

O melhor momento para identificação de anticorpos é quando teve contato recentemente com o vírus (após o sétimo dia de sintomas), que corresponde a fase aguda da doença (IgM). Depois de 11 dias do início dos sintomas é possível encontrar os anticorpos de memória (IgG), que ficam no organismo por mais tempo, um tempo indefinido ainda pelos cientistas.

Há também o exame de sorologia (imunológico), coletado através do sangue que é inserido em um tubo esterilizado e levado para a análise. Durante a análise é realizado uma reação imunológica por metodologias de processamento de amostras, conhecidas como ELISA, que detectam e quantificam os anticorpos que são produzidos pelo organismo. Logo, este teste irá ressaltar se a pessoa já teve contato com o vírus e se o sistema imunológico produziu anticorpos contra a doença.

É indicado a realização após o décimo dia do início dos sintomas, mas é necessário ter o conhecimento que um resultado negativo não detecta se há doença no organismo, necessitando então a realização dos outros exames complementares.

O laboratório Rocha Lima está realizando o agendamento e a coleta domiciliar, a fim de garantir o conforto e a segurança dos nossos pacientes.

Desejamos a todos boa sorte e melhoras nesse momento tão importante, conte com a gente para a realização dos seus exames com muita segurança e cuidado.

Fonte: https://www.saude.se.gov.br/biomedica-explica-diferenca-entre-pcr-teste-rapido-e-sorologia-para-deteccao-da-covid-19/