Perguntas frequentes Exames Laboratoriais

  • Água “quebra” o jejum?

    Não. Mas a ingestão exagerada poderá interferir no exame de urina.

  • Bebidas alcoólicas podem alterar os resultados de exames?

    Sim, especialmente o de triglicérides, este exame é muito sensível a bebidas alcoólicas e alimentação pesada mesmo respeitando o jejum de 12 horas.

    Não faça uso de bebidas alcoólicas e mantenha sua alimentação habitual pelo menos 3 dias antes da coleta de sangue.

  • Como eu posso retirar meus resultados de exames?

    A retirada e impressão dos resultados de exames pela internet é fácil e rápida. Basta clicar no botão "Resultados de exames" na parte inferior direita de qualquer página de nosso site, e no formulário que abrir, escolher o tipo de acesso desejado. Se você for um paciente, basta digitar o código da amostra e senha, conforme consta no protocolo que receber em seu atendimento no laboratório.

    Se você for médico, também poderá ver os seus exames solicitados. Para isso, basta escolher a opção "Médico" e informar apenas seu CRM e Senha cadastrada.

    Se você estiver representando um convênio, o procedimento é tão simples quanto: Escolha a opção "Convênio", informe o código e senha cadastrada.

    Todos os resultados também poderão ser retirados por você ou outra pessoa sempre de posse do protocolo de retirada fornecido depois da coleta. Sem este protocolo apenas é possível retirar os resultados em posse de um documento de identidade com foto da pessoa que realizou os exames (paciente).

    O Rocha Lima não envia resultados por fax, telefone ou e-mail, devido aos riscos destes meios de comunicação. Alguns exames confidenciais ou que contenham imagens e gráficos não ficam disponíveis na internet como: Teste de paternidade, Ultrassonografias, Colpocitologia Oncótica, Anátomo Patológico, Citológicos, Eletroforeses e HIV, estes resultados são retirados apenas em nossa recepção.

  • Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

    Sim, os cremes vaginais e óvulos poderão interferir nos resultados dos exames de urina, uma melhor assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal poderão evitar esta interferência.

  • Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

    Evite fazer exercícios físicos intensos pelo menos no dia que antecede a coleta do seu exame, muitos exames podem ter seus resultados alterados.

  • Exame de sangue precisa ser sempre em jejum?

    Para a maioria dos exames, não há necessidade de jejum. Os exames mais frequentes solicitados pelos médicos como: Glicemia e Triglicérides exigem jejum.

    O recomendado é jejum de 8 horas para glicemia e 12 horas para triglicérides e Perfil Lipídico (Colesterol Total e Frações)

    Jejuns prolongados também podem interferir nos resultados, não ultrapasse mais de 14 horas de jejum.

    Colher exames logo após as refeições, não é aconselhável, como regra geral adotamos jejum de 3 horas.

    Não há necessidade de colher os exames somente na parte da manhã, estando nas condições acima descritas, você poderá colher o material à qualquer hora, com exceção de alguns exames que alteram sua concentração durante os horários do dia e devem ser colhidos na parte da manhã, como por exemplo Cortisol, ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) e Ferro Sérico.

  • Fumar antes de fazer exame, tudo bem?

    Não, evite fumar no dia do exame.

  • Menstruação interfere nos exames?

    Evite colher exames de urina durante o período menstrual, nos casos em que o exame for urgente, a urina pode ser colhida adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal.

  • Para colher exames de fezes preciso estar em jejum?

    Não. Para coleta de exames de fezes basta você retirar o material de coleta específico no laboratório e as orientações por escrito.

  • Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

    Pode sim, muitos exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre.

  • Por que algumas vezes tenho que colher novamente os exames?

    Qualquer suspeita de interferência por uso de medicamentos, preparo inadequado ou doenças pré-existentes, onde o resultado não condiz com seu histórico, o Biomédico responsável pelo laboratório pode solicitar uma recoleta para confirmação.

    Apesar da inconveniência de voltar ao laboratório, este cuidado dá mais segurança a você e ao seu médico.

  • Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

    O primeiro jato de urina é importante somente para avaliar infecções na uretra, logo, deve ser desprezado.OBS: A não ser que esse seja o exame solicitado pelo seu médico.

  • Por que quando se tira sangue, às vezes o local fica roxo?

    Algumas pessoas tem veias finas e mais delicadas podendo ocorrer extravasamento do sangue após a coleta, outras utilizam medicamentos que alteram a coagulação aumentando o risco de hematomas e o braço ficar roxo.

  • Remédios interferem em exames laboratoriais?

    Muitos medicamentos podem interferir nos resultados do seu exame. Não suspenda nenhum medicamento sem a autorização do seu médico, mas informe ao laboratório todos os medicamentos que estão sendo utilizados. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito dos medicamentos.

  • Urina só pode ser colhida no laboratório?

    Sempre que existe exame de cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório.

    Quando solicitado somente o exame de urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa, desde que você anote o horário de coleta e traga até o laboratório no máximo em até 90 minutos após a coleta. Para urina de 24 horas, retirar frascos e orientação diretamente no laboratório.

Desculpe, mas não encontramos nenhuma pergunta ou resposta correspondente.
Sugerimos que faça uma busca mais simples ou usando outros termos. Caso não encontre o que procura aqui, por favor entre em contato através de nossos demais canais de atendimento.