Pesquisa do IBGE mostra que 40% das mulheres de meia idade não fazem mamografia anualmente

RIO — O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, divulgada nesta sexta-feira, que 40% das mulheres entre 50 e 69 anos não fizeram mamografia nos dois anos anteriores à realização da pesquisa.

Isso significa que duas em cada cinco mulheres nessa faixa etária negligenciaram o exame, considerado essencial para detectar lesões benignas e cânceres.

— Com certeza, essa dado relativo ao alto índice de não realização da mamografia vai ajudar o Ministério da Saúde a criar políticas públicas e campanhas para reforçar a importância do exame radiológico — afirma a técnica do IBGE Helena Oliveira da Cruz Monteiro, que participou da elaboração do estudo.

O número de mulheres negras e pardas (45,8% e 47,1%, respectivamente) que não fizeram mamografia é maior do que o de brancas (33,8%). E quanto menor a escolaridade, maior é a chance de a mulher não ter realizado o exame.

Entre as que não têm qualquer instrução ou têm o ensino fundamental incompleto, 49,1% deixaram a mamografia de lado durante aqueles dois anos. Já entre as que têm ensino superior completo, esse índice caiu para 19,1%.

Quanto ao exame preventivo de câncer de colo de útero, popularmente conhecido como Papanicolau, uma em cada cinco mulheres (20,6%) de 25 a 64 anos deixou de realizá-lo.

EXAME DEVE SER ANUAL

Em nota, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Ruffo de Freitas Júnior, diz entender que, de fato, os dados mostram um aumento da procura e da disponibilidade da realização dos exames para a população. No entanto, apesar da melhora no número de mulheres que fizeram a mamografia, os números ainda não atingiram o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70% da população na faixa etária entre 50 e 69 anos.

“É importante frisar que existe uma má distribuição dos mamógrafos, hoje centralizados nas capitais ou nas grandes cidades, dificultando o acesso das mulheres ao exame da mamografia. Esta distância é por vezes bastante superior a 60km, preconizados pelo Ministério da Saúde (…)

Foi observado que nos estados do Norte e do Nordeste houve um número menor de mulheres que fazem a mamografia, ao passo que no Sul e no Sudeste o percentual de mulheres que realizam o exame foi muito maior. Este aspecto reflete, em parte, a desigualdade brasileira em relação ao índice de desenvolvimento humano e outros indicadores sociais que mostram a grande diferença de realidades entre as macrorregiões do Brasil”.

A nota ressalta ainda a necessidade de melhorar a qualidade das mamografias, estimulando o Programa Nacional de Controle de Qualidade, já que a fiscalização ainda é incipiente e precisa ser mais bem trabalhada. E a SBM recomenda a realização da mamografia anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Fonte: O globo

Rocha Lima – O Laboratório de São Caetano.
Análises Clínicas, Vacinações e Ultrassonografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *