Novembro Azul

Hoje vamos te lembrar sobre o câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

O câncer de próstata tem atingido índices preocupantes devido à postura do homem em relação aos cuidados com a saúde. Infelizmente, os números de mortes são altos: 13 mil por ano.

O fato do câncer de próstata ser um dos mais comuns já deveria preocupar qualquer homem, mas o problema é que o exame de toque retal, um dos principais exames para detectar a doença, esbarra no preconceito.

O exame é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família, e deve ser feito uma vez por ano.

Outro exame preventivo que todo homem deve fazer é o PSA Livre, um exame de sangue que fornece excelente previsibilidade para diferenciar lesões benignas das malignas.

Preparamos um infográfico com informações valiosas sobre o câncer de próstata, confira 😉

O câncer de próstata no Brasil e no Mundo

Então homens, lembre-se que o exame deve ser feito a partir dos 50 anos. E para homens negros e com histórico da doença na família devem fazer o toque e o PSA a partir dos 45 anos.

Este mês temos desconto especial no exame PSA Livre. Para realiza-lo não é necessário qualquer agendamento, basta conferir as recomendações clicando aqui.

Não deixe que o preconceito, a falta de informação e o medo de depender do outro se tornem um perigo na sua vida.

Lembre-se que a doença é silenciosa e o exame de toque retal não machuca, não dói e demora em torno de três a cinco segundos, no máximo.

#novembroazul #cancerdeprostata #prevenção

Fontes: INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Sociedade
Brasileira de Urologia (SBU), Instituto Lado a Lado pela Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *