Nova vacina contra a dengue já está disponível no Rocha Lima

Chamada de Dengvaxia – 1, 2, 3 e 4 (recombinante, atenuada), a nova vacina contra a dengue é eficaz contra os 4 tipos existentes do vírus. A vacina contém o vírus atenuado em sua composição, que já não é mais capaz de causar doença no organismo. Este vírus atenuado irá replicar-se localmente, o que induzirá a produção de anticorpos, estimulando desta forma o desenvolvimento de defesas por parte do organismo contra o vírus.

Destinada para crianças a partir dos 9 anos de idade e adultos até os 45 anos, a Dengvaxia é a única que tem registro na Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) e foi testada em 15 países. Além disso, foram realizadas 25 pesquisas com mais de 40 mil pessoas.

Mas fique atento, o medicamento é contraindicado para:

  • Gestantes ou mulheres em período de amamentação;
  • Pessoas alérgicas aos componentes da vacina;
  • Pessoas em tratamento médico de doenças graves, a exemplo do câncer;
  • Pessoas que tenham fenilcetonúria;
  • Pessoas com um sistema imunológico enfraquecido ou que recebam orientação médica específica.

Também vale destacar que a vacina não protege contra o vírus Chikungunya e Zika.

Vale ressaltar que a vacina deve ser preparada e administrada por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde especializado. São recomendadas 3 doses,que devem ser administradas com intervalos de 6 meses entre cada uma. A vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose. No entanto, você só estará imunizado e protegido após a administração do esquema completo, ou seja, um ano depois da administração da primeira dose.

Por isso, caso seu médico tenha recomendado a vacina, não deixe de tomar todas as doses necessárias.

É possível que a vacina provoque febre e outros efeitos adversos, embora isso não ocorra com todas as pessoas. As reações adversas mais frequentes observadas nos estudos clínicos foram febre, dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e dor muscular. Outras reações comuns foram reações no local da injeção, como vermelhidão, hematoma, inchaço e coceira. Nos estudos clínicos, a vacina reduziu consideravelmente os casos de dengue.

Para saber mais, entre em contato conosco. A vacina contra a dengue já está disponível aqui no Rocha Lima.

Fonte: Portal Brasil com informações da Anvisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *