Seus exames preventivos estão em dia?

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres realizam seis vezes mais exames preventivos do que os homens, apesar da proteção natural fornecida pelos hormônios femininos, como o estrogênio, presentes na idade reprodutiva. O homem, em contrapartida, além de fazer menos exames preventivos, tende a fumar e beber mais, além de ser mais sedentário e ter, em média, mais sobrepeso.

Mas, independentemente de idade, sexo e da pessoa manter ou não uma vida saudável, existe uma lista de exames básicos que devem ser feitos periodicamente por todos. Essas análises podem prevenir doenças e detectar problemas cardiovasculares e até mesmo determinados tipos de câncer.

Confira a seguir a função de cada um dos principais exames de rotina.

Exames de sangue: verificam se os compostos e nutrientes que formam o sangue estão regulares e detectam possíveis anormalidades nas células sanguíneas, tais como anemias, infecções, leucemias e deficiência de plaquetas.

Entre os principais tipos de exame de sangue estão os que verificam nutrientes como sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo ou aqueles que medem o nível de colesterol, os valores de triglicérides e a concentração de glicose. Outro tipo de exame de sangue bastante comum é a sorologia, que checa a existência de anticorpos ou determinados vírus no sangue, como os da hepatite B e C, HIV, toxoplasmose, mononucleose e herpes.

Exames de urina e fezes: o primeiro detecta infecções urinárias, possibilita o diagnóstico precoce de doenças renais e o monitoramento de diabetes. Já o exame de fezes identifica a presença de parasitas, ovos, larvas e protozoários no organismo e detecta o câncer no intestino.

Eletrocardiograma/endoscopia: o primeiro analisa os batimentos cardíacos e detecta anomalias como arritmia cardíaca. O segundo verifica anormalidades no sistema gastrointestinal.

 

Clique aqui e fique por dentro dos exames oferecidos pelo Rocha Lima. Nós oferecemos os mais atuais e precisos exames laboratoriais para contribuir com um diagnóstico correto.

 Fonte: Ministério da Saúde

2 pensamentos em “Seus exames preventivos estão em dia?”

  1. Boa tarde,

    Gostaria de expressar minha profunda satisfação com o atendimento que eu e meu filho recebemos no Rocha Lima. Eu havia entrado em contato com o SAC do Rocha Lima explicando minha preocupação com meu filho de 3 anos que precisava fazer exame o qual já tínhamos experiências anteriores muito traumáticas; fui prontamente orientada à procurar a Tatiana no dia do exame para que recebesse o devido suporte. No dia do exame (21/01/17), procurei a Tatiana que foi super atenciosa direcionando-me à profissional Carol que realizou a coleta com o apoio do Peter. O exame foi realizado tranquilamente e deu tudo certo! O trabalho de todos foi excelente, a Tatiana acompanhou do início ao término do exame, a Carol com o apoio do Peter realizou o procedimento com muita competência e segurança o que nos passou muita tranquilidade; e além deste ótimo profissionalismo todos nos atenderam com muita simpatia!
    Agradeço profundamente à estes três ótimos profissionais e com certeza passarei a realizar todos exames da minha família no Rocha Lima, bem como o indicarei para todos meus parentes e amigos.

    Muito obrigada e parabéns!

    Abraços,
    Carmem Alcântara da Silva Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *