Farmacêutico, obrigado pela dose certa de amor e responsabilidade!

No dia 20 de janeiro comemoramos o Dia do Farmacêutico.

Uma das mais antigas atividades do ser humano é a de buscar, principalmente entre as plantas, a cura de doenças. Partindo daí, milhares de anos depois, o homem chegou à profissão farmacêutica, hoje, umas das profissões mais promissoras e que, no Brasil, é exercida em 71 diferentes áreas, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Ser farmacêutico vai além de levar ao paciente o medicamento indicado pelo médico. Este profissional tem uma função muito importante no ramo da saúde, pois é responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, como também de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais.

O farmacêutico zela pela saúde e pelo bem-estar da população, prestando toda a assistência farmacêutica e sendo um elo entre a população e a indústria farmacêutica, promovendo o uso correto e racional dos medicamentos. Faz parte também do seu trabalho verificar se o paciente faz uso de outros medicamentos que poderão conflitar em suas fórmulas, causando resultado ineficaz e até mesmo reações indesejadas.

Sabemos que os medicamentos são produzidos com o intuito de beneficiar as pessoas, mas se não forem utilizados corretamente podem desencadear reações indesejáveis e até causar riscos severos à saúde. O farmacêutico entra nesse processo como o profissional especializado capaz de minimizar e até barrar esses riscos através de um trabalho correto de assistência farmacêutica.

Então, um parabéns e obrigado especial aos nossos parceiros farmacêuticos que zelam tão bem pela segurança da saúde dos nossos pacientes.

 Fonte: Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico

1 pensamento em “Farmacêutico, obrigado pela dose certa de amor e responsabilidade!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *