Doação de sangue: um ato de amor e solidariedade

O dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro em todo o Brasil. Esse dia serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário.

Mas por que doar?

O sangue coletado pode ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue. Tirar uma horinha do seu dia para doar pode significar muito para alguém que está há meses lutando pela vida ou para alguém que tenha poucas horas de vida. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.

No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para realizar esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior a 50kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, entre outros requisitos que você pode consultar no hemocentro mais próximo de você.

E o que acontece com o sangue após a doação?

O sangue total coletado é submetido a uma série de etapas antes de ser liberado para utilização. O primeiro passo é a separação do sangue (por centrifugação) em seus componentes para transfusão. Simultaneamente acontece o envio de amostras de sangue ao laboratório a fim de serem submetidas a exames sorológicos e imunohematológicos que classificam o tipo sanguíneo e o fator RH. Após essas etapas e com todos os exames sorológicos negativos o sangue é liberado para estoque ou distribuição.

O banco de sangue de São Caetano do Sul também precisa da sua doação!

Os moradores que têm a intenção de doar e ajudar o próximo, podem se dirigir ao Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma (Rua Peri, 361, Oswaldo Cruz), mantido pela Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura. A coleta é realizada de segunda a sábado, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone 4227-1083 ou pelo site www.colsan.org.br

 

Fonte: Colsan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *