A importância do profissional de biomedicina

No dia 20 de novembro comemoramos o Dia do Biomédico. Mas você sabe exatamente o que faz um profissional formado em biomedicina e qual a importância desse ramo no Brasil e no mundo?

Para iniciarmos essa conversa, vamos falar sobre o profissional de biomedicina.

O biomédico é responsável por realizar pesquisas sobre as doenças humanas, sua origem e sua forma de tratamento. Ele faz o estudo, a classificação e identifica os diversos microorganismos causadores de doenças, consultando os medicamentos ou vacinas para cada enfermidade. Além disso, realiza exames, assina laudos técnicos, faz a leitura dos resultados de análises clínicas e também análises bromatológicas, para verificar a qualidade dos alimentos, faz análises ambientais, pesquisas relacionadas à genética, etc. Esse profissional pode trabalhar em laboratórios, hospitais e órgãos relacionados à saúde.

Nas análises clínicas, o biomédico é responsável por diagnosticar uma doença, verificar o resultado de um teste de paternidade, o resultado de um exame de laboratório, assinar laudos técnicos, responsabilizar-se e executar o processamento do sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais, etc. A maioria dos profissionais dessa área decide trabalhar em laboratórios de análises clínicas.

Explicando um pouco melhor, a análise clínica é feita a partir de um exame pedido pelo médico. Essa análise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisados e servirem para construir dados. E não necessariamente o biomédico que deve fazer uma análise clínica, tudo depende na natureza e da utilidade do material coletado.

Hoje, a biomedicina é uma das ciências que mais se destaca mundo afora. Presente em mais de 20 países, a lista de profissionais que têm desempenhado um importante papel e desenvolvido pesquisas de excelência para o avanço da saúde é cada vez mais crescente.

No ranking das profissões, divulgado pela Revista Exame, a Biomedicina está entre as 45 mais atrativas do mercado de trabalho. E no Brasil os biomédicos também não deixam a desejar e têm mostrado a todos a competência, o compromisso e a qualidade da Biomedicina brasileira.

Recentemente, a biomédica pernambucana Débora Zarfolin foi merecedora de um prêmio do MIT (Massachusetts Institute of Technology) por ter desenvolvido um chip que detecta até 18 tipos de câncer. Em outra ocasião, o biomédico israelense Alexander Birbrair de apenas 29 anos, naturalizado brasileiro e formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, recebeu dois prêmios internacionais e teve seu trabalho com células tronco estampado na capa da revista Science, maior publicação científica do mundo – produzida pela Associação Americana para o Progresso da Ciência.

A família Rocha Lima agradece aos nossos biomédicos do laboratório e a todos os biomédicos do Brasil, parabéns!

Fonte: Biomedicina Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *