Checkup vascular e sua importância

Já ouviu falar de checkup vascular? Se ainda não, conferi aqui o quanto é importante estar em dia com esses exames, principalmente se você tem propensão à algumas doenças específicas.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular esta com uma campanha para estimular a prevenção de doenças vasculares, com o objetivo de diminuir o número de complicações e mortes.

É um alertar para a população sobre essas doenças que não apresentam sintomas, mas que podem ser diagnosticadas precocemente.

Entre as 10 doenças que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão o acidente vascular cerebral (que ocorre devido a obstrução das carótidas) e a diabetes (que causa a obstrução dos vasos das pernas levando ao pé diabético). Ambos os casos podem ser prevenidos através de exames periódicos.

Um dos exames mais utilizados, além do exame de sangue, é o ultrassom vascular. Ele é indicado quando o paciente apresenta fatores de risco, tais como hipertensão, diabetes e obesidade. O mesmo consegue identificar se você pode ter a artéria carótida obstruída, por exemplo.

Aqui no Rocha Lima, o exame de ultrassom vascular é feito por um cirurgião vascular, o que faz com que o resultado seja muito mais preciso, assim o médico saberá qual o melhor tratamento para você!

Saiba o que é e como se prevenir de algumas doenças:

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Segunda causa de morte mundial, também chamado de derrame, ocorre quando há o entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro.

Prevenção: é preciso evitar os fatores de risco para a doença que são: hipertensão, diabetes e obesidade.

PÉ DIABÉTICO

A diabetes má controlada causa, ao longo do tempo, alterações no sistema nervoso e a pessoa pode perder a sensibilidade dos pés. Ao ter alguma ferida nos pés, ela não sente e essa ferida também não cicatriza. Uma das características do pé diabético é o ressecamento. Se não tratado pode gerar a amputação do membro.

Prevenção: controlar o diabetes com alimentação e exercícios e fazer constantemente exames de sangue para medir a glicemia, além do exame dos pés diariamente em busca de feridas e machucados, caso diabético.

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor. De acordo com a literatura científica, a doença atinge entre 44 a 145 pessoas a cada 100 mil.

Prevenção: evitar os fatores de risco que são tabagismo, permanecer sentado, deitado (acamado) ou em pé por muito tempo, saber ser tem hipercoagulabilidade genética, realizar cirurgias de grande porte, gravidez, estar com câncer ou em tratamento, ter insuficiência cardíaca, entre outros. Exercícios, medicamentos e uso de meias elásticas podem auxiliar na prevenção.

ANEURISMA DE AORTA

É a dilatação anormal da parede da aorta, maior artéria do corpo e responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todo o organismo. Ao se romper pode causar a morte. As estimativas apontam que o problema acomete 5% dos homens e 1% das mulheres acima de 55 anos.

Prevenção: não há prevenção, é preciso verificar seus fatores de risco e realizar exames de diagnóstico, pois a doença é assintomática. Entre os fatores de risco estão: idade superior a 65 anos, tabagismo, hipertensão, aterosclerose (acúmulo de gordura e outras substâncias no vaso) e histórico familiar.

ANEURISMA PERIFÉRICO

É a dilatação anormal da parede de artérias periféricas, como a femoral, a da virilha, a carótida, a do pescoço e a dos braços. É mais difícil de romper, mas pode gerar um coágulo e impedir a passagem de sangue, comprimir um nervo ou uma veia próxima, causando dor, formigamento e inchaço.

Prevenção: assim como o aneurisma de aorta, não há prevenção. É preciso realizar exames de diagnóstico. Costuma ser descoberto em exames de checkup ou na investigação de outras doenças. Por isso é importante um exame clínico detalhado.

DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA (DAOP)

Se caracteriza pela dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. De acordo com o Center of Disease control and prevention, dos Estados Unidos, 50% dos pacientes com DAOP são assintomáticos. Um dos sintomas é a dor na batata da perna ao caminhar (claudicação intermitente).

Prevenção: não fumar, já que o tabagismo aumenta em quatro vezes o risco para a doença, evitar comidas gordurosas e praticar atividade física.

 

Para mais informações entre em contato conosco.

Fonte: http://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/checkup-vascular

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *