Laboratório Rocha Lima possui a certificação PALC

No Brasil, somente 150 laboratórios são acreditados pelo PALC, o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, criado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. E o Laboratório Rocha Lima tem orgulho de dizer que é um laboratório acreditado.

Mas você sabe qual a diferença entre o laboratório que possui a acreditação e o que não possui?

Um laboratório para funcionar, não necessariamente precisará ter a acreditação laboratorial seguindo padrões internacionais, porém ela é quem fará uma diferença, ao garantir credibilidade. A acreditação é a melhor forma de mostrar que o laboratório realiza um trabalho sério e de qualidade, uma vez que os exames só podem garantir um resultado preciso se forem utilizados métodos e técnicas que garantam a qualidade e os resultados.

Quando se opta por fazer a acreditação laboratorial, é preciso convocar uma entidade certificadora que possa fazer a avaliação e verificar se todos os quesitos estão sendo cumpridos para a cessão do certificado.

No Brasil, quem faz a Coordenação Geral de Acreditação é o Inmetro (CGCRE), porém existem órgãos certificadores autorizados a atuar. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica — Medicina Laboratorial é quem fornece o Certificado de Acreditação do PALC. Para receber o certificado, o laboratório precisa seguir os padrões das normas PALC. O Programa trata-se de auditorias feitas por profissionais experientes na área, que podem trocar experiências com os laboratórios auditados. No entanto, esses processos podem ser demorados porque é preciso se adaptar para conseguir seguir todas essas regras. E essas adaptações às vezes envolvem treinamento dos funcionários para adequação dos processos e ferramentas de trabalho.

Esse vídeo mostra como funciona o processo do PALC para que o laboratório possa receber a certificação:

 

Os pacientes que optam por um laboratório certificado têm a garantia que o seu exame está sendo feito seguindo rígidos critérios para que os resultados sejam os mais precisos possíveis. Isso faz toda a diferença uma vez que cerca de 70% das decisões médicas são tomadas com base nos resultados dos exames clínicos. Além disso, toda a administração e atendimento ao cliente sofrem influência nessa adaptação.

Por isso, quem procura um serviço de ótima qualidade e com um atendimento exemplar deve optar por um lugar que possua a acreditação laboratorial.

A norma PALC recebeu a quinta atualização durante o último congresso da Sociedade Brasileira de patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado em setembro no Rio de Janeiro, em sua versão 2016, o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos incluiu requisitos que ampliam os horizontes de acreditação para a gestão integral dos laboratórios e não se restringe aos aspectos mais técnicos dos processos laboratoriais.

Estamos sempre nos aprimorando para melhor atender nossos pacientes!

Fontes: Labnetwork

2 pensamentos em “Laboratório Rocha Lima possui a certificação PALC”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *