Câncer de mama: mitos e verdades

Para esclarecer algumas verdades e mitos sobre o assunto, o Dr. André Mattar, médico mastologista do Laboratório Rocha Lima, que nos ajuda com esta tarefa!

O câncer de mama é o primeiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O assunto tem sido discutido e retratado de diversas maneiras, como na novela “A Dona do Pedaço”, transmitida pela Rede Globo.

Gilda, personagem interpretada pela Heloísa Jorge, descobre que está
com câncer de mama e que terá que fazer mastectomia (retirada da mama).
Muitas mulheres costumam ter dúvidas sobre a doença, cujos sintomas incluem nódulo na mama, mudanças na forma do mamilo e secreção com sangue pela mama. Segundo estudos, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o Dr. André Mattar, médico mastologista do Laboratório Rocha Lima, listou alguns tópicos importantes sobre a doença:

– Filho (a) de mãe que já teve câncer de mama têm mais chances de desenvolver a doença?

Essa questão é verdadeira principalmente se o parente afetado apresentar a doença antes da menopausa. Os casos de câncer de mama hereditário são raros (cerca de 10% de todos os casos).

Desta maneira, a maioria dos casos não é familiar, e, portanto, todas as mulheres devem ficar atentas. Quem possui histórico familiar de câncer de mama ou outros tipos de câncer deve ser melhor avaliado com um especialista no assunto.

– Apenas as mulheres tem câncer de mama?

É raro encontrar homens que tiveram câncer de mama, tanto que eles correspondem apenas entre 0,5 a 1% dos casos. Porém, segundo pesquisas feitas nos último 25 anos, foi constatado um aumento de aproximadamente 26% nas incidências do câncer de mama em homens.

– Mães depois dos 30 e menstruação precoce tem maior probabilidade de ter câncer de mama?

As mulheres que estão dentro desse perfil ficam mais expostas aos hormônios estrogênio e progesterona, pois menstruam com mais frequência no decorrer da vida, por isso o risco é ligeiramente maior.

– Sutiã e desodorantes podem aumentar o risco de câncer de mama?

Mito. Várias Fake News foram divulgadas dizendo que os desodorantes e até mesmo o sutiã podem ser os responsáveis pela doença. Na verdade, não existe nenhum estudo adequado que comprove que isto é verdade.

– Amamentar colabora na prevenção da doença?

A amamentação é claramente um fator protetor para o câncer de mama,
especialmente por modificar a glândula mamária e torna-la mais  diferenciada e estável. O benefício da amamentação é variável pois depende de vários outros fatores de risco associados.

– Mulheres com seios pequenos não correm o risco de ter câncer de mama?

Não existe ligação em relação ao tamanho dos seios e o câncer de mama, são outros fatores que podem contribuir com o aparecimento da doença como o sedentarismo, obesidade, uso de hormônios e alimentação com alto índice de gordura.

– Silicone pode aumentar as chances de ter a doença?

Outro boato infundado. Apesar de não aumentar o risco o implante pode atrapalhar o diagnóstico da doença, recomenda-se portanto, antes do procedimento, uma avaliação adequada com um especialista.

– Qualquer caroço na mama é um câncer?

Muitos pensam que qualquer caroço na mama é sinal que a pessoa tem câncer, mas isso não é verdade. Ele pode ser benigno ou maligno, mas isso só pode ser comprovado através de exames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *