Julho Amarelo – Mês da conscientização sobre as Hepatites Virais.

Entenda o porquê do Julho Amarelo ser importante para prevenção e tratamento das Hepatites Virais.

A hepatite viral é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que afeta o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas sejam infectadas e cerca de 1 milhão morram a cada ano devido à doença.

Por conta do elevado número de infectados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. 

No Brasil, a Lei nº 13.802 / 2019 instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado anualmente em todo o território nacional, com o objetivo de conscientizar a população de que a hepatite é evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável.

Será que o Julho Amarelo está realmente impactando a população? 

De acordo com o Centro de Testes e Aconselhamento (CTA) foi apontada uma queda no número de diagnósticos positivos em relação ao primeiro trimestre de 2020. 

O que não sabemos é se o número de infectados é realmente menor ou se a pandemia dificultou os diagnósticos, uma vez que uma das formas de se fazer o teste é por meio de ações externas, como pontos em praças, eventos e na rua, ações que foram suspensas em função da COVID-19.

Apesar disso, não podemos descartar a importância do Julho Amarelo, já que as hepatites estão entre as cinco doenças que mais matam no Brasil e por sua evolução ocorrer de forma “silenciosa”, os sintomas só aparecem no estágio mais avançado, tornando difícil de tratar a doença.

“Trata-se de uma doença que não causa sintomas em sua fase inicial, por isso, é fundamental que a população realize o exame para o diagnóstico precoce e início do tratamento e assim evite o agravamento da doença”, reforça o médico infectologista da Fundação São Francisco Xavier e também Consultor da OMS e do Ministério da Saúde para Hepatites Virais, Evaldo Stanislau Affonso de Araújo.

Agora que você já sabe a importância do Julho Amarelo, agende seu exame ou vacina no Rocha Lima e juntos combateremos a transmissão, pois quanto mais pessoas diagnosticadas, menor a chance do contágio.

Acesse:  www.rochalima.com.br/vacinacao e www.rochalima.com.br/exames-laboratoriais para agendar seus exames e vacinas.

Endometriose: o que é e como tratar

Entenda o que é endometriose, como acontece o diagnóstico e o tratamento da doença.

A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença do tecido que reveste o interior do útero (endométrio) fora da cavidade uterina. Isso quer dizer que o endométrio se desenvolve nos órgãos da pelve, como trompas, intestinos, ovários e bexiga.

Continue lendo “Endometriose: o que é e como tratar”

Junho Vermelho: para quê doar sangue

Entenda como surgiu o Junho Vermelho e qual a importância de doar sangue.

Em junho de 2015, foi criada a campanha Junho Vermelho para incentivar a população quanto a doação de sangue. O objetivo é mostrar que, com espírito de solidariedade e amor ao próximo, essa atitude salva vidas.

O mês de junho é considerado um período complicado para os bancos de sangue. Isso porque é um período frio, em que as pessoas costumam ficar em casa, além de costumar haver o aumento da quantidade de infecções respiratórias e da proximidade das férias escolares.

Após a chegada da pandemia da Covid-19, a campanha Junho Vermelho se faz ainda mais necessária. O isolamento social e a crescente demanda por bolsas de sangue tornaram alarmante a situação dos hemocentros brasileiros.

É importante que você saiba que todas as medidas de segurança necessárias estão sendo tomadas nos centros de arrecadação de sangue. Para evitar desconfortos, alguns hemocentros estão fazendo o agendamento da coleta, para não haver aglomerações.

O sangue que você doa pode salvar até quatro vidas, sendo elas de pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas, que sofrem de doenças graves e, também, feridos em situação de emergência ou calamidade.

Os requisitos para a doação de sangue são:
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar alimentado;
– Ter dormido pelo menos 6h;
– Menores de idade só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis.

Agora que você sabe e entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte, junte-se a nós na campanha Junho Vermelho. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue.

Crise de enxaqueca vs Pandemia

Como a tensão causada pelo coronavírus interferiu no número e na intensidade de crises de enxaqueca

 

A enxaqueca é uma doença neurológica e genética, que tem na dor de cabeça seu sintoma mais conhecido. Ela ocupa a sexta posição entre as doenças mais incapacitantes, segundo a Organização Mundial de Saúde e é também uma das principais causas de absenteísmo e queda de produtividade.

Continue lendo “Crise de enxaqueca vs Pandemia”

A importância da vacinação em meio à pandemia.

Muitos estão preocupados se devem ou não se vacinar em meio ao caos que se instala no mundo atualmente.

Mas a real situação é que existem outras doenças podendo ser tão graves como a COVID-19 e que afetam o sistema imunológico podendo causar graves problemas e sequelas.

Continue lendo “A importância da vacinação em meio à pandemia.”