Laboratório Acreditado pela ONA.

O Laboratório Rocha Lima, neste mês de janeiro, conquistou o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade – ONA, obtendo selos de acreditação, qualificação e excelência nos nossos serviços.

A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como a segurança do paciente. O manual é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde), sendo parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Continue lendo “Laboratório Acreditado pela ONA.”

A eficácia da vacina CORONAVAC

Após o Instituto Butantan anunciar uma eficácia geral de 50,38% da vacina CoronaVac, algumas dúvidas surgiram em relação aos números divulgados anteriormente, como o índice de 78% para prevenção de casos leves de coronavírus e o de 100% para casos moderados e graves da doença.

Continue lendo “A eficácia da vacina CORONAVAC”

Filariose, o que é, quais sintomas e como prevenir?

É também conhecida como elefantíase ou filariose linfática. A filariose é uma doença infecciosa que é transmitida para as pessoas por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus que está infectado. Após a retirada do sangue pela picada do mosquito, são liberadas larvas do tipo L3. Na corrente sanguínea, as larvas migram para os vasos linfáticos e se desenvolvem, após chegar no estágio L5, é liberado microfilárias que levam ao aparecimento dos sinais e sintomas.

Continue lendo “Filariose, o que é, quais sintomas e como prevenir?”

O que é a segunda onda do COVID – 19? Saiba tudo!

A segunda onda vem sendo muito comentada e se refere a um novo surto e ao aumento de número de casos pelo vírus. Foi avisado desde o início da pandemia que havia hipóteses desse acontecimento, dando total alerta sobre os cuidados necessários que foram divulgados pelos Órgãos de Saúde Pública. Lembrando que o Brasil ainda não superou e nem estabilizou o número de infectados da primeira onda do COVID-19.

Continue lendo “O que é a segunda onda do COVID – 19? Saiba tudo!”

Obesidade e Pandemia: Qual a relação e como se cuidar?

A obesidade uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, que atinge milhões de brasileiros, sendo propensa a todas as idades, incluindo crianças. A doença traz uma série de outros problemas, como por exemplo, riscos de doenças cardiovasculares, diabete, hipertensão, entre outras.

Continue lendo “Obesidade e Pandemia: Qual a relação e como se cuidar?”

Afinal, tem como prevenir o câncer?

Sabemos que o câncer não tem uma causa única e pode ser causado por diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença e existem dois tipos de prevenção: a primária e a secundária.

Continue lendo “Afinal, tem como prevenir o câncer?”

Você consome muito sal? Saiba os perigos

Você tem ideia a quantidade de sal que consome diariamente? Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS/IBGE), o consumo de sal do brasileiro excede em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia. A média nacional é de 9,3 gramas. Apesar disso, apenas 12% dos brasileiros adultos tem a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária.

Continue lendo “Você consome muito sal? Saiba os perigos”

Outubro rosa e a prevenção do câncer de mama

Conheça a importância da campanha e os principais sinais e sintomas da doença

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama, mas você sabe como ele surgiu? O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. A campanha começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.

Continue lendo “Outubro rosa e a prevenção do câncer de mama”

Quando devo começar a me preocupar com a minha saúde mental e o que fazer para cuidar dela?

Já faz algum tempo que a saúde mental começou a ser tema recorrente de debate em nosso dia-a-dia e após o início da epidemia do COVID-19 e seus desdobramentos, transtornos psicológicos como ansiedade e depressão recebem cada vez mais atenção.

Continue lendo “Quando devo começar a me preocupar com a minha saúde mental e o que fazer para cuidar dela?”